Contatos
✆ (51) 3343-4877
☏ (51) 3072-0677
Método mais eficiente para a remoção da camada de óxidos e outras substâncias depositadas sobre a superfície, empregando abrasivos projetados a altas pressões. Este tipo de limpeza é mais recomendável por apresentar grande eficiência, limpeza adequada e deixar na superfície uma rugosidade excelente para uma boa ancoragem da película de tinta. Quanto melhor o grau de limpeza e maior o perfil de rugosidade, maior será a adesão das tintas e melhor o desempenho e a durabilidade do esquema de pintura. Existem quatro graus de oxidação que devem ser observados quando se faz necessário a utilização de um jateamento abrasivo, especificados conforme a norma ISO 8501 - 1.
Grau A – superfície de aço com carepa de laminação aderente, mas com pouca ou nenhuma oxidação.
Grau B – superfície de aço com início de oxidação e da qual a carepa de laminação começou a desprender.
Grau C – superfície de aço na qual a carepa de laminação já deu lugar a oxidação, podendo o restante ser removido por raspagem.
Grau D – superfície de aço onde já se apresenta corrosão acentuada com presença de pits e alvéolos.
Na limpeza por jateamento abrasivo estão padronizados quatro diferentes graus, classificados em vários padrões internacionais:
Limpeza ligeira e precária, pouco empregada para pintura, e xceto em alguns casos de repintura. A retirada do produto de corrosão neste caso é em torno de 5%. Atende aos seguintes padrões:
ISO 8501-1 Sa 1
SSPC – SP 7
NACE4
Limpeza com retirada de óxidos, carepa de laminação, etc., com eficiência em torno de 50%. Corresponde aos padrões:
SO 8501-1 Sa 2
SSPC – SP 6
NACE 3 BS 3º qualidade
SPSS JASH 1 ou JASD 1
Limpeza com a retirada quase que total dos óxidos, carepas de laminação, etc., admitindo-se cerca de 5% da área limpa com manchas ou raias de óxidos encrustados. Atende aos seguintes padrões:
ISO 8501-1 Sa 2½
SSPC – SP 10
NACE 2 BS 2º qualidade
SPSS JASH 2 JASD 2
Limpeza com a retirada total dos óxidos, carepas de laminação, etc., deixando a superfície do metal limpa completamente. Atende aos seguintes padrões:
ISO 8501-1 Sa 3
SSPC – SP 5
BS 1º qualidade
SPSS JASH 3 JASD 3
NACE 1
A pintura industrial é aquela cuja finalidade principal é a proteção anticorrosiva. Apresenta, porém, outras finalidades complementares, tais como: