Contatos

(51) 3343-4877

(51) 3072-0677

NOSSOS SERVIÇOS

Método mais eficiente para a remoção da camada de óxidos e outras substâncias depositadas sobre a superfície, empregando abrasivos projetados a altas pressões. Este tipo de limpeza é mais recomendável por apresentar grande eficiência, limpeza adequada e deixar na superfície uma rugosidade excelente para uma boa ancoragem da película de tinta. Quanto melhor o grau de limpeza e maior o perfil de rugosidade, maior será a adesão das tintas e melhor o desempenho e a durabilidade do esquema de pintura. Existem quatro graus de oxidação que devem ser observados quando se faz necessário a utilização de um jateamento abrasivo, especificados conforme a norma ISO 8501 - 1.

Grau A – superfície de aço com carepa de laminação aderente, mas com pouca ou nenhuma oxidação. 

Grau B – superfície de aço com início de oxidação e da qual a carepa de laminação começou a desprender.

Grau C – superfície de aço na qual a carepa de laminação já deu lugar a oxidação, podendo o restante ser removido por raspagem.

Grau D – superfície de aço onde já se apresenta corrosão acentuada com presença de pits e alvéolos.

Na limpeza por jateamento abrasivo estão padronizados quatro diferentes graus, classificados em vários padrões internacionais:

Jato ligeiro (Brush Off)

Limpeza ligeira e precária, pouco empregada para pintura, e xceto em alguns casos de repintura. A retirada do produto de corrosão neste caso é em torno de 5%. Atende aos seguintes padrões:

ISO 8501-1 Sa 1

SSPC – SP 7

NACE4

Jato comercial ou limpeza ao metal cinza

Limpeza com retirada de óxidos, carepa de laminação, etc., com eficiência em torno de 50%. Corresponde aos padrões:

SO 8501-1 Sa 2

SSPC – SP 6

NACE 3 BS 3º qualidade

SPSS JASH 1 ou JASD 1

Jato ao metal quase branco

Limpeza com a retirada quase que total dos óxidos, carepas de laminação, etc., admitindo-se cerca de 5% da área limpa com manchas ou raias de óxidos encrustados. Atende aos seguintes padrões:

ISO 8501-1 Sa 2½

SSPC – SP 10

NACE 2 BS 2º qualidade

SPSS JASH 2 JASD 2

Jato ao metal branco

Limpeza com a retirada total dos óxidos, carepas de laminação, etc., deixando a superfície do metal limpa completamente. Atende aos seguintes padrões:

ISO 8501-1 Sa 3

SSPC – SP 5

BS 1º qualidade

SPSS JASH 3 JASD 3

NACE 1

O que é?

A pintura industrial é aquela cuja finalidade principal é a proteção anticorrosiva. Apresenta, porém, outras finalidades complementares, tais como:

  • Estética: torna a apresentação agradável;
  • Auxílio na segurança industrial;
  • Impermeabilização;
  • Diminuição da rugosidade;
  • Facilitar a identificação de fluídos em tubulações ou reservatórios;
  • Impedir a aderência de vida marinha no casco das embarcações e bóias;
  • Permitir maior ou menos absorção de calor;
  • Identificação promocional. 

Tipos de Pintura Industrial

  • Pintura industrial de fabricação em série: é aquela cuja aplicação das tintas é feita por meio de instalações fixas, tais como cabines de jateamento abrasivo ou banhos de soluções químicas, para limpeza e condicionamento de superfície, cabines de aplicação e estufas.
  • Pintura industrial de campo: é aquela cuja aplicação das tintas é feita por meio de instalações móveis, tais como máquinas para jateamento abrasivo, pistolas ou outros equipamentos para a aplicação das tintas.