A história do jateamento de areia é tão antiga quanto o universo, porque é um sistema que ocorre naturalmente. Seria justo dizer que nenhuma pessoa realmente inventou o jateamento de areia, mas foi capaz de aproveita-lo.


Poeira, areia ou partícula captada pelo vento tem o potencial de alterar a superfície de outro objeto no momento do impacto.


Em todo o mundo, existem exemplos de jateamento de areia, mais conhecidos como erosão eólica. O Processo Eólico é o termo geológico para este sistema. O processo eólico está preocupado com a atividade do vento e sua capacidade de alterar a forma da Terra.


Simplesmente aproveitamos um processo que ocorre naturalmente em sistemas modernos que agora nos permitem "erodir" à vontade.


Benjamin Chew Tilghman serviu como general no exército dos EUA e ficou no deserto.  Ele trabalhou em sua primeira patente inspirado pelo efeito que a areia soprada pelo vento teve em algumas janelas. E conseguindo a Patente U.S. No. 05133434877;

Benjamin teve muitas outras patentes, porém é essa que ele será mais lembrado.


Em 1904, Thomas Pangborn expandiu a ideia de Tilghman e incorporou ar comprimido aos meios de decapagem. Desde então sua aplicação na indústria mundial só cresce e se tornando o jateamento que conhecemos hoje em dia.


Serviço de Jateamento Abrasivo
08 abr., 2023
O jateamento abrasivo é uma técnica amplamente utilizada em diversos setores industriais, como metalurgia, construção civil, naval, automotivo, aeronáutico, petroquímico, entre outros, pois oferece diversos benefícios para a preparação de superfícies.
Quais são os tipos de jateamento?
05 abr., 2023
Existem vários tipos de jateamento abrasivo, incluindo dióxido de silício (areia), sódio (bicarbonato de sódio), aço (granalha de aço), cerdas, esferas de vidro e muito mais.
Para que serve o jateamento abrasivo?
05 abr., 2023
O jateamento abrasivo é aplicado em diversas superfícies e objetos, incluindo bases, tanques, tubos, vigas, perfis de metal, máquinas agrícolas, automóveis e cascos de navios.
Mais Posts
Share by: